4. Tipos de Compensado – Classificação Quanto ao Revestimento

4.1 Compensado Resinado

O compensado resinado é um tipo de compensado que não recebe qualquer revestimento adicional. Isso significa que a superfície do compensado resinado apresenta as lâminas de madeira à mostra, proporcionando uma aparência mais natural e rústica. Dependendo da aplicação, o compensado resinado pode ser lixado ou não.

Esse tipo de compensado é amplamente utilizado em projetos onde a estética é um fator importante, como em móveis , painéis decorativos e revestimentos internos. O acabamento natural das lâminas de madeira pode ser valorizado por alguns projetos, enquanto em outros casos, o compensado resinado pode ser revestido com vernizes ou seladores para realçar sua beleza e proteger a superfície.

4.2 Compensado Plastificado:

O compensado plastificado, revestido com filme plástico, é amplamente utilizado em lajes e caixarias de concreto. A camada protetora de filme plástico proporciona uma superfície mais resistente à umidade, tornando o compensado plastificado ideal para ambientes úmidos e aplicações que exijam maior durabilidade.

Diferença entre Compensado Plastificado de Um e Dois Processos:

A ABIMCI (Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente) define como compensado Dois processos :

“A chapa básica de madeira compensada é produzida, esquadrejada, tem seus defeitos de face corrigidos com massa sintética, calibrada e finalmente recebe o revestimento do filme fenólico.” (2 OPERAÇÕES)
A colagem deverá atender a Norma: ANT NBR ISO 12466-2:2012 Classe 3:Alta umidade/ambiente externo.

-Abimci

Já a definição para o compensado Um Processo:

A chapa de madeira compensada é produzida e simultaneamente recebe o revestimento do filme fenólico. (1 OPERAÇÃO)
A colagem deverá atender a Norma: ABNT NBR ISO 12466-2:2012
Classe 3: Alta umidade/ambiente externo.

-Abimci